Sim. O Java tem como paradigma a programação orientada a objectos, ou em termos mais simples: ao programar Java tem que pensar, que existem objectos e que cada um deles faz determinadas operações. Ainda não percebeu? Não se preocupe, mais a frente vamos explicar isso melhor.
Nota: Se está a aprender Java, mesmo já sabendo programar outra linguagem que não seja orientada a objectos, leia muito atentamente e com calma este artigo pois assim, poderá entender melhor como se programar em Java. Eu já passei pelo mesmo, ao tentar perceber como programar Java.
Na Programação Orientada a Objectos ou POO, existem:
- Objectos
- Classes
- Atributos
- Métodos
Explicando melhor cada um:
- Classe: É o que define o comportamento dos objectos, através de métodos.
- Objecto: É a instancia ou o resultado do molde (classe). Ele se comporta ou faz conforme foi moldado pela classe.
- Método: Define como se comporta ou o que faz o objecto.
- Atributos: Define as características do objecto.
Para melhor perceber nada melhor do que uma imagem:
Uma imagem vale por mil palavras :D
Algoritmo do exemplo acima:
classe Fábrica Bicicletas (Cor, Tipo material, Tamanho roda) {
Andar para frente() {
// Anda para frente a bicicleta
}
Travar() {
// Trava a bicicleta
}
}
Bicicleta1 = criar objecto(verde, alumínio, 26) // Cria o objecto Bicicleta1
Bicicleta2 = criar objecto(amarela, ferro, 20) // Cria o objecto Bicicleta2
Resumindo mais uma vez (para ficar bem percebido): os programas em Java são constituídos por classes. Cada classe tem vários métodos, que definem o que fazem. Os objectos são o resultado ou a concretização de uma classe, em que os atributos são as características de cada objecto.
Vantagens
- Modularidade – uma vez que o objecto é criado, ele pode funcionar independentemente do resto do programa. Assim poderá aproveitado por outros programas ou ser substituído.
- Reusabilidade – poder ser reaproveitado, sem necessidade de escrever todo o código novamente, ou seja de fácil manutenção.
- Encapsulamento – depois de os objectos são criados, só precisa de usá-los, sem se preocupar com os detalhes da sua implementação.
- Produtividade – não é necessário repetir todo o código para fazer uma coisa pouco diferente de uma classe já criada, poupando tempo.
- Alguns programas simples podem ficar mais difíceis de desenvolver, criados em POO, pois requer mais organização por parte do programador.
3 comentários:
Belo post para iniciantes! :D Muito bem explicado :)
Explicação bem direta. Parabéns!
Nota: Em "roda diferentes (métodos)" deveria ser "roda diferentes (atributos)".
Excelente Post! Porém gostaria de pedir, para os próximos post´s algo relacionado a geração de .war e debug, principalmente via web. Obrigado pela consultoria!
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