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03 setembro 2009

Java – Uma linguagem de programação orientada a objectos (POO)



Sim. O Java tem como paradigma a programação orientada a objectos, ou em termos mais simples: ao programar Java tem que pensar, que existem objectos e que cada um deles faz determinadas operações. Ainda não percebeu? Não se preocupe, mais a frente vamos explicar isso melhor.
Nota: Se está a aprender Java, mesmo já sabendo programar outra linguagem que não seja orientada a objectos, leia muito atentamente e com calma este artigo pois assim, poderá entender melhor como se programar em Java. Eu já passei pelo mesmo, ao tentar perceber como programar Java.
Na Programação Orientada a Objectos ou POO, existem:
  • Objectos
  • Classes
  • Atributos
  • Métodos
Esta é a base do que se tem mesmo que entender, pois existem outras características do POO.
Explicando melhor cada um:
  • Classe: É o que define o comportamento dos objectos, através de métodos.
  • Objecto: É a instancia ou o resultado do molde (classe). Ele se comporta ou faz conforme foi moldado pela classe.
  • Método: Define como se comporta ou o que faz o objecto.
  • Atributos: Define as características do objecto.
Exemplo prático: a fábrica de bicicletas (classe), fabrica bicicletas (objectos) com os seus moldes. Todas elas andam para frente e travam (métodos), mas cada uma tem cor, tipo material e tamanho da roda diferentes (métodos). A bicicleta nº 1 (objecto) é verde, é de alumínio, e tem roda nº 26 (atributos). A bicicleta nº 2 (objecto) é amarela, é de ferro, e tem roda nº 20 (atributos).
Para melhor perceber nada melhor do que uma imagem:

Uma imagem vale por mil palavras :D

Algoritmo do exemplo acima:
classe Fábrica Bicicletas (Cor, Tipo material, Tamanho roda) {
Andar para frente() {
// Anda para frente a bicicleta
}
Travar() {
// Trava a bicicleta
}
}
Bicicleta1 = criar objecto(verde, alumínio, 26) // Cria o objecto Bicicleta1

Bicicleta2 = criar objecto(amarela, ferro, 20) // Cria o objecto Bicicleta2
Nota: Isto não é Java! É apenas um algoritmo para simplificar.

Resumindo mais uma vez (para ficar bem percebido): os programas em Java são constituídos por classes. Cada classe tem vários métodos, que definem o que fazem. Os objectos são o resultado ou a concretização de uma classe, em que os atributos são as características de cada objecto.

Vantagens
  • Modularidade – uma vez que o objecto é criado, ele pode funcionar independentemente do resto do programa. Assim poderá aproveitado por outros programas ou ser substituído.
  • Reusabilidade – poder ser reaproveitado, sem necessidade de escrever todo o código novamente, ou seja de fácil manutenção.
  • Encapsulamento – depois de os objectos são criados, só precisa de usá-los, sem se preocupar com os detalhes da sua implementação.
  • Produtividade – não é necessário repetir todo o código para fazer uma coisa pouco diferente de uma classe já criada, poupando tempo.
Desvantagens
  • Alguns programas simples podem ficar mais difíceis de desenvolver, criados em POO, pois requer mais organização por parte do programador.
Esta é uma das bases do Java: a Programação Orientada a Objectos (POO). Sabendo isto na ponta da língua, será muito mais fácil “pensar” na linguagem Java. Se tiver alguma dúvida ou pergunta a colocar, não hesite, comente!

3 comentários:

Anónimo disse...

Belo post para iniciantes! :D Muito bem explicado :)

Unknown on 26/07/14, 15:24 disse...

Explicação bem direta. Parabéns!

Nota: Em "roda diferentes (métodos)" deveria ser "roda diferentes (atributos)".

Anónimo disse...

Excelente Post! Porém gostaria de pedir, para os próximos post´s algo relacionado a geração de .war e debug, principalmente via web. Obrigado pela consultoria!

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